Glossário merytu

Falamos todos a mesma língua


A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
There are currently 44 budgies in this directory
A
Acolhimento
Como é feito a integração do Meryter quando chega à Empresa. O nível de cordialidade, informação e disponibilidade do Host para esclarecer qualquer questão sobre as instalações da Empresa ou qualquer outra dúvida pertinente que o Meryter possa ter.
Admin
Utilizador da plataforma com acesso total às definições da conta da unidade, incluindo métodos de pagamento e criação de utilizadores do tipo Host.
Algoritmo
Um algoritmo é um método que contém uma detalhada série de instruções que visam resolver um problema ou executar uma determinada operação. O nosso algoritmo permite economizar o tempo e trabalho das Empresas, fazendo uma seleção automática dos profissionais que se enquadram nas características de perfil escolhidas pela empresa.
Apresentação
Adequação da indumentária e higiene do Meryter - Roupa, calçado, maquilhagem, acessórios, manicure, penteado/corte de cabelo e perfume – ao que foi solicitado na informação do Gig
Atitude
Comportamento verbal e não verbal do Meryter em reação a circunstâncias que derivem do contexto do Gig. Adequação da interacção e da comunicação do Meryter para com clientes, chefias e demais profissionais aliada à capacidade para trabalhar em equipa.
Autonomia
Capacidade do Meryter para tomar as decisões necessárias, de modo adequado, no contexto do Gig, recorrendo apenas às informações que tem disponíveis, assim como à sua experiência acumulada enquanto profissional.
B
Badges
Ícone atribuído aos Meryters de forma automática, mediante o alcançar de determinado facto relevante relativo à sua evolução na plataforma.
Bloqueio de meryters
Opção activada pelo Administrador ou Host que inibe o algoritmo da identificação determinado Meryter para futuros Gigs com a Empresa.
C
Check-in
Momento em que determinado Meryter e o respectivo Host do Gig informam a plataforma do início da prestação de serviços do primeiro. O check-in poderá ser realizado através de leitura de um QR code ou introdução manual do pin de segurança do Meryter.
Checkout
Momento em que determinado Meryter e o respectivo Host do Gig informam a plataforma do fim da prestação de serviços do primeiro. O checkout poderá ser realizado através de leitura de um QR code ou introdução manual do pin de segurança do Meryter.
Cutoff
Limite mínimo de antecedência para a publicação de Gigs.
D
Desempenho na função
Resultado das avaliações feitas pelas Empresas ao desempenho do Meryter, nos Gigs que realizou em determinada função. Assume-se como factor determinante para a evolução do Meryter na plataforma, desbloqueando níveis superiores onde o valor/hora é mais elevado.
Desempenho na plataforma
Conjunto de parâmetros - presença nos favoritos de Empresas, taxa de cancelamento de Gigs, rapidez de avaliação, rapidez de aceitação de Gigs – que delimitam a exposição do Meryter ao algoritmo. Quanto melhores os indicadores de desempenho na plataforma maior a probabilidade de recebimento de Gigs.
Disponibilidade geográfica
Área geográfica na qual o Meryter tem disponibilidade para realizar Gigs.
Draft
Gravação do preenchimento incompleto dos elementos necessários à publicação de determinado Gig.
Dress code
Conjunto de indicações de indumentária, partilhados pela Empresa na descrição do Gig a respeitar pelo Meryter durante o período do exercício de actividade de determinado Gig. A Empresa poderá ou não fornecer fardamento, mencionando caso o faça na descrição do Gig.
F
Favoritos
Grupo de Meryters por função, definido pelos critérios do administrador da conta ou respetivos hosts da Empresa, passível de modificação a qualquer momento. O grupo de favoritos representa os Meryters a quem o algoritmo recorre de forma prioritária no âmbito da publicação de qualquer Gig por parte da Empresa.
Função
Responsabilidade profissional assumida pelo Meryter no desempenho da actividade alvo do Gig. Pressupõe determinado enquadramento de competências técnicas previamente adquiridas pelo profissional.
Fundo de maneio
Limite de valor definido pelo Admin para cada Host quanto a publicação de Gigs.
G
Gig
O conceito de Gig remonta aos músicos de jazz dos anos 20. Este termo era utilizado para designar uma performance musical agendada. Com a revolução da Gig Economy, o termo passou a representar determinada missão profissional pontual, delimitada no espaço e no tempo. Na merytu, o conceito de Gig representa um compromisso profissional delimitado no espaço e no tempo com o mínimo de 3 horas de duração e o máximo de 10 horas, acordado entre a Empresa e Meryters.
Gig economy
Tendência económica global em que o profissional freelancer ganha preponderância no mercado de trabalho, executando a sua actividade de forma independente através de compromissos pontuais, delimitados no espaço e no tempo, como parceiro externo às organizações onde presta serviços.
H
Horas meryter efetivas
Horas efetivamente trabalhadas por um Meryter numa unidade, no âmbito de um Gig.
Horas meryter extintas
Horas que deveriam ter sido trabalhadas por um Meryter num Gig, determinadas pela sua aceitação, mas que não se materializaram por cancelamento do Meryter ou da Empresa.
Horas meryter potenciais
Horas que poderiam ser trabalhadas por um Meryter, no âmbito de um Gig, que podem ou não ser materializadas em horas efetivas.
Host
O Host é o representante da Empresa que actua como referência para os Meryters no âmbito do Gig. Tem o papel de anfitrião, recebendo e integrando os Meryters na sua chegada à Empresa. A sua missão passa por auxiliar o Meryter esclarecendo qualquer questão sobre as instalações da Empresa ou qualquer outra dúvida pertinente que o Meryter possa ter.
I
Instalações
Disponibilização de condições físicas adequadas ao desempenho do Gig, assim como qualquer zona de apoio necessária para a correta preparação do mesmo – Balneários, vestiários, etc.
L
Live-gig
Corresponde à fase em que o Gig está a decorrer, desde o check-in até ao checkout de todos os meryters.
M
Mérito
O mérito é a qualidade atribuída a uma pessoa cujas suas ações foram reconhecidas como de grande valor, característica esta que tornam essa pessoa digna de apreço e reconhecimento.
Meryter
Utilizador da plataforma merytu com o intuito de prestar serviços a Empresas em determinada área profissional.
m
merytu
A merytu é uma plataforma que possibilita a interacção entre profissionais independentes e empresas de uma forma única. Com um processo automatizado e transparente, onde o controlo é partilhado entre as partes, a empresa encontra os melhores profissionais para suprir as suas necessidades de negócio. Com um custo inferior à média do mercado, a empresa tem a garantia de ter os profissionais melhor remunerados do mercado, em cumprimento de todos os pressupostos legais e focados na sua missão profissional. Com merytu, os melhores profissionais são alvo de destaque e exposição para com as melhores empresas.
N
No-show
Não comparência de um Meryter num Gig previamente aceite, alvo de sanção por parte da plataforma.
P
Perfil Publico
Resumo de actividade do meryter, visível por parte de empresas e outros meryters. Entre outros elementos contém os badges conquistados.
Plataforma
Ecossistema da merytu composto pelas interfaces com o utilizador (versão web, mobile e aplicação), assim como todas as ferramentas e serviços associados.
Pontualidade
Presença do Meryter à hora designada no local indicado, apto a desempenhar a atividade solicitada na informação de Gig. Pressupõe a possibilidade de começar a atividade de imediato, ou seja, qualquer preparação que o Meryter necessite para estar apto deverá estar concluída atempadamente – e.g fardamento
Posição
Oportunidade profissional preenchida por um Meryter no desempenho de uma determinada função.
Proatividade
Capacidade de iniciativa do Meryter perante o contexto profissional e os desafios decorrentes do âmbito do Gig. Aptidão do Meryter para antecipar necessidades do cliente, chefias e demais colegas da equipa do Meryter. Competência do Meryter em exceder as expectativas inerentes aos pedidos que lhe são feitos no âmbito do Gig.
Q
QR code
Sigla do inglês, Quick Response é um código de barras bidimensional que pode ser facilmente lido usando a maioria dos smartphones. Na nossa plataforma, o QR code é utilizado no ckeck-in e ckeckout de Meryters.
S
Self Check-in
O Self Check-in é uma opção dada pela Empresa que permite agilizar o processo de check-in dos Meryters. Neste paradigma, o QR code é disponibilizado pela Empresa e o scan do mesmo é feito autonomamente pelo Meryter, à hora predefinida para o início do Gig.
Smart recruiting
Recrutamento feito através do algoritmo criado pela nossa equipa, que vai de encontro as especificações decididas pelos recrutadores, com o objetivo de facilitar um processo exaustivo e economizar tempo.
T
Team
Grupo de Meryters por função, com aceitação prévia de qualquer Gig lançado pela Empresa no seu período de disponibilidade indicado no perfil. Embora dependente de confirmação por parte da Empresa, a presença nesta lista é efetivada apenas por solicitação do Meryter. No entanto, a Empresa poderá remover a qualquer momento a presença de determinado Meryter da sua Team. Um Gig lançado com recurso a Meryters presentes na Team, é preenchido automaticamente sem necessidade de esperar aceitação por parte dos mesmos.
Técnica
Conhecimentos técnicos demonstrados na execução do Gig, necessários ao desempenho integral e exemplar da atividade profissional requisitada pela Empresa no âmbito do pedido de Gig.
Trabalhador independente
Considera-se trabalhador independente aquele que trabalha por conta própria, e não por conta de outrem, na actividade de prestação de serviços ou na produção e/ou venda de bens.
U
Unit ID
Código único de identificação da unidade, gerado automaticamente; havendo um ou mais perfis repetidos para a mesma unidade, os utilizadores são convidados a fundir as contas numa única conta, mantendo-se o código (e o administrador) da primeira.
V
Valor
O pagamento rege-se em função do check-in e checkout, sendo o Meryter remunerado por cada hora que decorram entre os dois momentos previamente acordados de acordo com a referência do nível em que se encontra.